quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Designer: Profissional Indispensável na Produção Jornalística

Formada em Design com habilitação em comunicação visual e ênfase em meios digitais, Valentina Garcia, 39 anos é supervisora de artes gráficas do Jornal A Tarde.
A função dela no jornal consiste em coordenar o trabalho dos diagramadores, a manutenção do projeto gráfico e da direção de arte, junto aos ilustradores.
Valentina explica na entrevista a seguir, como o designer pode auxiliar na produção Jornalística. Para ela, o principal objetivo é atender a demanda da redação, aliado ao conteúdo editorial, para criar produções imagéticas nos cadernos e nas páginas especiais.
“O designer possui grande importância na produção jornalística, pois é ele quem define para onde o olhar do leitor deve seguir, segundo a hierarquia da informação, com a prioridade de guiar seu olhar em relação ao texto”, disse.

Elena Martinez - Quais aspectos o Design pode desenvolver para ajudar no entendimento da notícia?

Valentina Garcia - Inicialmente é necessário que o designer esteja inserido no início da produção jornalística, desde a definição do projeto editorial ou na apresentação de uma pauta juntamente a quem vai produzi-la. Discutir sobre a estrutura da matéria, a forma de apresentação e a melhor forma de ilustrarem, seja com fotos, ilustrações e infográficos. Ver a possibilidade de criar destaques com textos curtos - decks de leitura. Essa forma é considerada como um projeto gráfico existente com parâmetros a ser seguido a exemplo da tipografia, entrelinha, mancha gráfica, etc.

E - Qual a importância do Design Gráfico no jornalismo?

V - Possui grande importância uma vez que o aspecto gráfico é a tradução do conteúdo. É no design que se define, para o olhar do leitor a hierarquia da informação com a propriedade de guiar seu olhar em relação ao texto. Atua como tradutor visual gráfico de um conteúdo, aliando elementos textuais e não textuais (imagéticos).

E - Sem o Design, como você classificaria um Jornal? Descreva como seria um jornal sem as artes gráficas.

V
- Considerando um jornal sem projeto gráfico, seria difícil para o leitor se sentir atraído, identificar o grau de importância do conteúdo, homogeneidade na publicação e reconhecimento do produto.

E - Qual a importância das diferentes, fontes das letras, tamanho, cores, colunas etc?

V - Bom, existem princípios presentes na etapa projetual para a definição de tipografia. Cada tipo possui uma história e uma função para fins determinados. Há, por exemplo, aspectos a serem considerados como estruturais e ergonômicos de leiturabilidade e legibilidade. Os tamanhos das fontes devem ser definidos de acordo com a função e o grau importância de cada elemento. A mancha gráfica, formato, cores, colunagem, entrelinha, elementos gráficos de suporte (fios, vinhetas, boxes, sinais gráficos) entre outros, são elementos que fazem parte das etapas projetuais e a definição desses elementos são feitas a partir de projeto editorial pré-definido que possui informações que vão nortear o design a tomar tais decisões.

E - O texto se torna mais atraente, quando existe uma boa diagramação gráfica? Quais os principais requisitos?

V - Com certeza, a diagramação pode, tanto valorizar quanto desvalorizar o conteúdo de um texto. O que vai definir e traduzir bem ou não os elementos textuais em espaço gráfico (página). Como principais requisitos: é um bom projeto gráfico, uma pauta bem definida e boa(s) foto(s).

E - A compreensão depende da editoração gráfica? Descreva algumas das dificuldades que o leitor encontraria se não existisse a diagramação visual.

V - A editoração ajuda na compreensão. A definição de imagem, seu tamanho, a disposição dela em relação ao texto. Os tamanhos de títulos e sua posição que define a hierarquia da informação. O corpo do texto, entrelinha, largura de colunas com medidas inadequadas, imagens mal escolhidas, torna a leitura desconfortável e de difícil compreensão do grau de importância das matérias e fluência da leitura.

E - De acordo com a sua experiência na área, o que você recomenda ou acrescenta para os estudantes de jornalismo que pretendem seguir a diagramação gráfica do jornal?

V
- Bom, com relação aos estudantes de jornalismo, em minha opinião, o que é hoje ensinado nas universidades em respeito a design editorial, habilita-os no máximo, para exercer o papel de jornalista junto à diagramação (familiarizar com a atividade). Para atuar como designer é necessário estudo mais aprofundado sobre os aspectos abordados em tal atividade, assim como para atuar como designer editorial é necessário conhecer sobre os processos, princípios e terminologias específicas do processo jornalístico e editorial. Não o habilitando para atuar como repórter, por exemplo.

Elena Martinez

3 comentários:

André S. Freire disse...

Oi Lena! Obrigado por visitar meu blog. Quero registrar que o seu também está muito bacana.
Essa postagem me fez lembrar de uma entevista que também fiz com um profissional da área de designer para o professor Henrique Brito, porém acho que vc foi muito mais feliz nas perguntas do que eu. Parabéns!

Forte abraço e continue acessando meu blog!!!

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

manikant says footwear parkvienna examiner popup okay improvise guptame petitioners victoria
semelokertes marchimundui