sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lavagem reúne religiosos e turistas

Uma multidão de baianos e turistas se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) em frente à Igreja do Senhor do Bonfim, para seguir a tradição, realizar pedidos e agradecer as bênçãos concedidas pelo santo.

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para alcançar a recuperação da saúde, como é o caso da nadadora paraolímpica, Verônica Almeida. Ela esteve presente nas escadarias da Igreja para agredecer as conquistas obtidas nas competições e o progresso na sua recuperação - há cerca de dois anos perdeu os movimentos do corpo . “Essa é uma doença que não tem cura, mas eu acredito que pela minha fé eu vou voltar a andar, esse é o momento muito importante de devoção e agradecimento a Deus”, afirma.

Enquanto algumas pessoas aguardavam em frente a Igreja, o cortejo oficial partiu depois do ato ecumênico, que aconteceu às 9h da Igreja Conceição da Praia, próximo ao Mercado Modelo até a Colina Sagrada, no Bonfim. A caminhada formou um percurso com aproximadamente oito quilômetros de extensão.

Com água de cheiro, flores e vassouras, cerca de 500 baianas acompanharam os fiés, o governador, Jaques Wagner, a primeira dama Fátima Mendonça, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, a vereadora Léo Kret (PR) e outras autoridades até a Colina Sagrada. “A lavagem é uma tradição de grande importância para a população baiana, participar dessa caminhada é uma renovação”, conta Meirelles.

De acordo com o governador esse é o momento de agradecer. “Estou muito feliz e emocionado diante da manifestação de fé do povo baiano, todos os anos eu acompanho o cortejo”, disse Wagner.

A chegada do cortejo à Igreja do Bonfim aconteceu por volta de 12h30, onde foi realizada uma missa de adoração com cantigas de louvor em agradecimento ao Senhor do Bonfim.

Confira o vídeo da reportagem no site Pura Notícia.

Elena Martinez

Samba de Roda em exposição fotográfica na Casa da Música

Foi aberta ao público nesta quarta-feira (13) a exposição fotográfica “Ritmo em imagens: o samba de roda baiano”, na Casa da Música, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté. O acervo reúne fotografias de pessoas que compõem a história do samba de roda na Bahia. Os amantes da fotografia poderão acompanhar a exposição até o dia 13 de março, de terça a sábado, das 9 às 16h.

As fotos pertecem ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahn) e a fotógrafa Luciana Batista, que registra e preserva a cultura do samba de roda da Bahia.

A abertura da exposição começou com a apresentação do grupo cultural “Naiêco Capoeira”, em seguida, o grupo “Raízes de Acúpe” que faz parte da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) e para finalizar as apresentações, o público assistiu o grupo cultural “As Ganhadeiras de Itapuã”.

Para o coordenador da Casa da Música, Amadeu Alves, esse é o momento de conhecer a cultura do samba de roda. “A comunidade de Itapuã, através das fotografias, passam a conhecer um pouco do amplo universo que compõe a cultura do samba”, afirma Amadeu.

Para a visitante e moradora de Stella Maris, Sônia Beatriz, as fotos contribuem para resgatar a identidade cultural do samba. “Muito importante essa exposição, porque traz a tradição para conhecimento da população e resgata a cultura regional”, diz Sônia.

O grupo de samba “Raízes de Acúpe” é formado por marisqueiros, pescadores e lavradores da comunidade do município de Santo Amaro da Purificação. O grupo é composto por 30 pessoas e foi fundado em 23 de junho de 2006. De acordo com a coordenadora do grupo, Joanice Fernandes, “Raízes de Acúpe foi criado com a finalidade de divertir as pessoas e não deixar morrer as heranças do samba deixadas pelos antepassados. As fotografias registram essa forma de expressão”, conta.

Já o grupo das Ganhadeiras de Itapuã, pretende revitalizar o folclore baiano, especialmente as tradições ligadas às comunidades de Itapuã e do Abaeté. O nome surgiu das escravas que, em combinação com os seus senhores, dedicavam-se à venda de peixes, frutas e tecidos, nas ruas da cidade. Elas entoavam as músicas para vender seus produtos e quitutes. “As Ganhadeiras fazem samba de roda, que é a parte musical, mas também tem teatro, maculelê e capoeira”, explica Nicinha, representante do grupo.

Confira esta matéria também no site Pura Notícia

Elena Martinez

Filme ‘Estranhos’ estreia em maio e traz expectativas

O diretor Paulo Alcântara e parte do elenco do filme brasileiro “Estranhos” concederam uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), para falar sobre a importância e as dificuldades enfrentadas para realizar este trabalho.O batepapo com a imprensa ocorreu no auditório do Irdeb.

Estranhos narra a vida de cinco personagens que tem seus destinos cruzados em meios às vielas e ruas populares de Salvador. Fala de dramas cotidianos, como o alcoolismo, violência contra a mulher, descobertas da infância, juventude e diversidade sexual – assuntos comumente debatidos pela sociedade em busca do respeito ao ser humano, à tolerância e à inclusão.

Os atores Jackson Costa, Nelito Reis e Caco Monteiro falaram sobre os desafios de interpretar seus personagens. “Interpretar um homessexual, que não tem jeito afeminado e age como homem, foi desafiador”, conta Nelito.

O longa-metragem tem estreia prevista para maio deste ano.

Confira o vídeo da reportagem no site Pura Notícia

Elena Martinez

Acompanhe a matéria sobre a "Lavagem do Bonfim"

Confira agora a 34ª edição do jornal Pura Notícia, exibido, ao vivo, em 15 de janeiro de 2010. Você vai ver os principais destaques do dia, uma matéria sobre a Lavagem do Bonfim, o resultado da promoção “Lula, o filho do Brasil” e a divulgação da nova promoção do filme “Sherlock Holmes”. Apresentação: Lara Machado. Reportagem: Elena Martinez

Clique aqui

Coletiva de imprensa do filme "Estranhos" e exposição fotográfica sobre o "Samba de Roda Baiano"

Acompanhe a 35ª edição do jornal Pura Notícia na TV, exibido ao vivo no dia 18 de janeiro. Você vai conferir as principais notícias, promoções e ainda a cobertura da coletiva de imprensa do filme “Estranhos” e uma matéria sobre a abertura da exposição fotográfica “O samba de roda baiano”. Apresentação: Lara Machado. Reportagem: Elena Martinez.


Clique aqui

Lançamento do plano estratégico náutico da Baía de Todos os Santos

Confira a 32ª do Jornal Pura Notícia. Você vai conferir os principais destaques, a promoção do filme “Lula, o filho do Brasil” e uma matéria sobre o lançamento do plano estratégico náutico da Baía de Todos os Santos. Apresentação: Lara Machad. Reportagem: Elena Martinez


Clique aqui