sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lavagem reúne religiosos e turistas

Uma multidão de baianos e turistas se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) em frente à Igreja do Senhor do Bonfim, para seguir a tradição, realizar pedidos e agradecer as bênçãos concedidas pelo santo.

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para alcançar a recuperação da saúde, como é o caso da nadadora paraolímpica, Verônica Almeida. Ela esteve presente nas escadarias da Igreja para agredecer as conquistas obtidas nas competições e o progresso na sua recuperação - há cerca de dois anos perdeu os movimentos do corpo . “Essa é uma doença que não tem cura, mas eu acredito que pela minha fé eu vou voltar a andar, esse é o momento muito importante de devoção e agradecimento a Deus”, afirma.

Enquanto algumas pessoas aguardavam em frente a Igreja, o cortejo oficial partiu depois do ato ecumênico, que aconteceu às 9h da Igreja Conceição da Praia, próximo ao Mercado Modelo até a Colina Sagrada, no Bonfim. A caminhada formou um percurso com aproximadamente oito quilômetros de extensão.

Com água de cheiro, flores e vassouras, cerca de 500 baianas acompanharam os fiés, o governador, Jaques Wagner, a primeira dama Fátima Mendonça, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, a vereadora Léo Kret (PR) e outras autoridades até a Colina Sagrada. “A lavagem é uma tradição de grande importância para a população baiana, participar dessa caminhada é uma renovação”, conta Meirelles.

De acordo com o governador esse é o momento de agradecer. “Estou muito feliz e emocionado diante da manifestação de fé do povo baiano, todos os anos eu acompanho o cortejo”, disse Wagner.

A chegada do cortejo à Igreja do Bonfim aconteceu por volta de 12h30, onde foi realizada uma missa de adoração com cantigas de louvor em agradecimento ao Senhor do Bonfim.

Confira o vídeo da reportagem no site Pura Notícia.

Elena Martinez

Nenhum comentário: