sábado, 24 de outubro de 2009

Caminhada Ecológica no Parque do Abaeté

Andar pelos areais do Parque do Abaeté vai passar a ser uma atividade educativa, integrada integrada à comunidade local. O projeto está sendo discutido entre a administração do parque, Ongs ligadas ao meio ambiente, gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O roteiro da ecotrilha inclui a lagoa, além da fauna e flora locais, proporcionando contato com um variado conjunto de belezas naturais. "A ecotrilha vai trazer um beneficio para a comunidade, pois será selecionado um grupo de pessoas para receber capacitação, com objetivo de acompanhar os visitantes", explica o coordenador do parque, José Jorge Lopes.

Segundo ele, serão convidadas várias entidades para discutir questões em defesa ao meio ambiente e todos os problemas da comunidade local, como segurança, saúde, preservação do verde e meios naturais.

"Já foram colocados refletores na área do parque para reforçar a segurança, além da parceria com a 15º Companhia do Esquadrão da Polícia Montada e a vigilância patrimonial, que dispõe de 34 vigilantes", diz Jorge.

Na ecotrilha, além de informações de cunho educacional, os visitantes vão receber orientações sobre a prservação da natureza. Para o gestor da APA do Abaeté, Franklin Molinari essa atividade deve ser realizada com alguns cuidados, para que não haja impactos na vegetação.

"O parque possui uma área preservada de 1.800 hectares, com uma vegetação de restinga que ocupa uma boa parte das áreas das dunas. A principal característica é a sobrevivência pela alta taxa de isolação e fácil absorção de água, apesar do solo possuir poucos nutrientes e a vegetação ser frágil", diz Molinari.

Elena Martinez

Um comentário:

Fábio Vasconcelos disse...

Até que enfim né, baby, a senhorita voltou a escrever... escreva sempre! Acho, inclusive, que você não devia se prender somente às suas produções na Sema, até porque o título do seu blog pede urgência e quantidade de produção. Beijossss!