sexta-feira, 15 de maio de 2009

"A arte é a única que não está em crise”

Nascida no município de Iguaí, na Bahia, a economista e coordenadora da Feira Reviva Parque, Ana Javes, 52 anos, reaproveita retalhos, barbantes, feltros e malhas para produzir colares coloridos.

O adereço, que começou a ser feito há seis anos como forma de terapia, já se revelou um grande sucesso. O colar é bastante procurado na feira por dar um tchan a mais às roupas simples, tornando-as chiques e alegres.
Preocupada em passar sua arte adiante, Ana ensinou, em dezembro do ano passado, como confeccionar o colar a moradores de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Irará, além da comunidade do entorno do parque.
Formada em Economia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Ana já morou em diversos lugares, conhecendo várias culturas. Deve ser por isso que criatividade é o que não falta nessa baiana.
Além de vários lugares do Brasil, ela conhece Israel, Índia e Estados Unidos. Em suas viagens, sempre visita as feiras ecológicas. “Hoje tenho o conhecimento necessário para desenvolver ações que possam atrair para a Bahia feiras até de médio porte, com foco socioambiental”, diz.
Através do apoio da Sema, Ana já conseguiu ampliar o número de barracas da feira. Antes, eram 15, hoje já somam 100. “A feira tem sido uma grande aliada no processo de revitalização do parque”, disse.

Com atrações como palhaços, mímicos e peças de teatro, a Feira Reviva Parque acontece todos os domingos, das 8h às 14h, no Parque de Pituaçu.

“A cada semana, tem aumentado o número de pessoas que visitam o parque e dão uma passadinha na feira”, conta.

Elena Martinez

Um comentário:

Fábio Vasconcelos disse...

belo texto, baby. parabéns!