sexta-feira, 15 de maio de 2009

"A arte é a única que não está em crise”

Nascida no município de Iguaí, na Bahia, a economista e coordenadora da Feira Reviva Parque, Ana Javes, 52 anos, reaproveita retalhos, barbantes, feltros e malhas para produzir colares coloridos.

O adereço, que começou a ser feito há seis anos como forma de terapia, já se revelou um grande sucesso. O colar é bastante procurado na feira por dar um tchan a mais às roupas simples, tornando-as chiques e alegres.
Preocupada em passar sua arte adiante, Ana ensinou, em dezembro do ano passado, como confeccionar o colar a moradores de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Irará, além da comunidade do entorno do parque.
Formada em Economia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Ana já morou em diversos lugares, conhecendo várias culturas. Deve ser por isso que criatividade é o que não falta nessa baiana.
Além de vários lugares do Brasil, ela conhece Israel, Índia e Estados Unidos. Em suas viagens, sempre visita as feiras ecológicas. “Hoje tenho o conhecimento necessário para desenvolver ações que possam atrair para a Bahia feiras até de médio porte, com foco socioambiental”, diz.
Através do apoio da Sema, Ana já conseguiu ampliar o número de barracas da feira. Antes, eram 15, hoje já somam 100. “A feira tem sido uma grande aliada no processo de revitalização do parque”, disse.

Com atrações como palhaços, mímicos e peças de teatro, a Feira Reviva Parque acontece todos os domingos, das 8h às 14h, no Parque de Pituaçu.

“A cada semana, tem aumentado o número de pessoas que visitam o parque e dão uma passadinha na feira”, conta.

Elena Martinez

Zoológico participa da Semana Nacional de Museus

O Jardim Zoológico de Salvador faz sua estreia esse ano na programação da Semana Nacional de Museus, que acontece de 19 a 23 de maio na maioria dos museus do país. O evento busca incentivar a troca de experiências entre museu e sociedade, aliando preservação e difusão cultural.

A programação inclui palestras sobre temas como legislação ambiental, ecoturismo e tráfico de animais silvestres, museus e turismo no meio ambiente, dentre outros.
Haverá ainda uma exposição da fauna e da flora brasileiras – com reprodução do ambiente onde os animais vivem -, visitas guiadas, exibição de documentário e oficinas de pintura. Além da apresentação de grupos de capoeira e bumba-meu-boi.

Museu do meio ambiente - Segundo Vinicius Dantas, veterinário e coordenador técnico do Jardim Zoológico de Salvador, a participação do zoo é muito importante. “O evento serve para mostrar uma boa parte do trabalho desenvolvido aqui, levando às pessoas o conhecimento ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse.
Segundo Márcia Alves, museóloga do zoo, essa é uma boa oportunidade para a população conhecer mais sobre a fauna. “Temos um museu com animais taxidermizados e uma coleção de crânios de animais. O evento disponibiliza condições para um maior conhecimento sobre o assunto”, explica.

A Semana Nacional de Museus acontece sempre no mês de maio e envolve a maioria dos museus país. Durante uma semana, nesses locais, são apresentadas palestras, shows, workshops e seminários, juntos com apresentações culturais.

A programação da Semana Nacional de Museus no Zoo de Salvador pode ser conferida no site http://www.zoo.ba.gov.br/ , já a programação nos diversos museus do estado pode ser vista no site http://www.ipac.ba.gov.br/.
Clique aqui para conferir a programação no Zoo.

(Matéria publicada no site da Sema, Agecom, Zoo e Diário Oficial)

Elena Martinez